Cosplay Livre
1. Normas Gerais

1.1 - O Concurso � aberto a todas as pessoas de qualquer sexo ou origem.

1.2 - Membros da organiza��o do evento n�o poder�o participar.

1.3 - Para o Concurso Cosplay Livre ser�o aceitos os seguintes tipos de cosplays: animes, tokusatsu, games, RPG, seriados, filmes.

1.4 - O Concurso Cosplay Livre ocorrer� no dia 13 de novembro de 2010, em hor�rio a ser definido pela organiza��o.

1.5 - O Cosplayer / grupo s� poder� participar UMA vez no Concurso Cosplay Livre. Caso um cosplayer venha a participar de outro grupo ser� permitido desde que n�o exceda 50% da quantidade de integrantes do outro grupo.


2. Sobre as Inscri��es

2.1 - As fichas de inscri��o para o Concurso Cosplay Livre ser�o preenchidas no setor de inscri��es localizado dentro do evento.

2.2 - As inscri��es ser�o aceitas at� o hor�rio pr�-determinado durante o evento. � necess�rio entregar os materiais de refer�ncias (imagens, cds de �udio caso possua) junto com a inscri��o.

2.3 � As informa��es constantes na ficha de inscri��o dever�o conter os dados reais dos cosplayers participantes.

2.4 - No momento da inscri��o, o representante do grupo dever� especificar de modo claro o nome do personagem escolhido e obra de onde o mesmo foi retirado (anime, s�rie, game, etc).

2.5 � Em caso de grupo ou dupla, o representante dever� fornecer os dados b�sicos da ficha (como endere�o, telefone, etc). Os demais integrantes do grupo dever�o fornecer apenas seus nomes, personagens, origem e assinar ao lado de seus nomes.

2.6 � No momento da inscri��o, o representante do grupo dever� fornecer documento de identidade original ou outro documento com foto assim como o documento de todos os integrantes.Ao assinar a ficha, o representante declara que est� de pleno acordo com as regras do Concurso Cosplay Livre assim como seu grupo.

2.7 - Ap�s devidamente preenchida, a ficha ficar� sob poder da organiza��o do evento. Todos os dados fornecidos na inscri��o ficar�o sob responsabilidade dos organizadores em sigilo absoluto e ser�o utilizados somente a fim de obter contato com o participante.

2.8 � O n�mero de participantes por grupo � limitado a no m�nimo 2 participantes e no m�ximo 6.

3. Sobre as Apresenta��es

3.1 - Os inscritos dever�o apresentar-se nos bastidores do palco 20 minutos antes do in�cio do concurso a fim de evitar imprevistos.

3.2 - As apresenta��es devem obrigatoriamente possuir a dura��o m�xima de 5 minutos e m�nima de 1 minuto e 30 segundos.

3.3 - Entende-se por in�cio da apresenta��o o momento em que a m�sica da trilha sonora come�a a tocar ou o momento em que o cosplayer fizer um sinal previamente acordado com a coordena��o de palco (caso a performance n�o comece com m�sica).

3.4 � Caso o cosplayer venha a realizar sua apresenta��o acima da dura��o m�xima permitida, o mesmo ser� penalizado na perda de 0,5 (meio) ponto na nota final a cada 1 segundo excedido.

3.5 - A seq��ncia do Concurso ser� determinada conforme informa��o prestada pela equipe cosplay no momento da inscri��o.

3.6 - A apresenta��o ser� considerada como encerrada assim que o participante retirar-se do palco, lembrando que o t�rmino de tempo se dar� neste momento.

3.7 - O cosplayer � respons�vel por quaisquer danos causados aos materiais de palco durante a apresenta��o.

3.8 - N�o ser� permitido o uso de cen�rios ou acess�rios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados. Os cen�rios e acess�rios devem ser de f�cil manuseio e transporte.

3.9 - Os efeitos especiais utilizados devem ser secos.

3.10 - Os cosplayers n�o possuem autonomia para manusear a mesa de som e ilumina��o.


4. Crit�rios de Avalia��o

4.1 - Os quesitos a serem julgados no Concurso Cosplay Livre ser�o discriminados nas seguintes categorias: originalidade (4 pontos), performance (3 pontos) e fidelidade da fantasia (3 pontos). A soma de tais quesitos resultar� na nota de cada jurado.

4.2 - As notas ser�o dadas por tr�s jurados e a m�dia entre elas ser� a nota final.

4.3 - Os jurados ser�o selecionados antes do evento e divulgados ao decorrer do mesmo.

4.4 � Sobre os quesitos:

4.4.1 � Originalidade: Interpreta��o da cena, originalidade da interpreta��o, criatividade, material utilizado, trilha sonora.

4.4.2 � Performance: Interpreta��o, desenvoltura no palco, harmonia dos movimentos.

4.4.3 � Fidelidade da Fantasia: Semelhan�a com o personagem, n�o levando em considera��o o f�sico e sim a fantasia, similaridade aos trajes originais do personagem.

4.5 - Ser� considerado campe�o o cosplayer que somar a maior quantidade de pontos entre as notas dadas pelos jurados.

4.6 - Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados, os crit�rios de desempates ser�o:
1� - Maior nota no quesito Performance.
2� - Maior nota no quesito Originalidade.
3� - Maior nota no quesito Fantasia.
4� - Persistindo ainda assim o empate, o vencedor ser� definido pelos jurados.


5. Proibi��es

5.1 - Durante o Concurso Cosplay n�o ser� permitido:

a) O uso de explosivos de qualquer esp�cie;
b) O uso de inflam�veis de qualquer esp�cie;
c) O uso de espadas de l�mina ou similares de metais, assim como quaisquer materiais que possam quebrar, sujar, ou danificar o palco;
d) O lan�amento de objetos fora do palco intencional ou n�o;
e) A utiliza��o de l�quidos ou similares que possam sujar o palco no momento da apresenta��o;
f) Pular fora do palco;
g) Utilizar objetos do palco (como microfones, caixas de som e pedestais) para escalar ou atir�-los ou para quaisquer outros fins;
h) Ofender pessoas presentes ou n�o no evento assim como cosplayers, s�ries e afins;
i) O uso de armas de fogo somente ser� permitida em r�plica de madeira ou similares;
j) O uso de qualquer banner, botton, faixa ou similares durante a apresenta��o divulgando site ou empresa;
l) Exibir o corpo nu ou seminu ou qualquer tipo de conota��o sexual durante as apresenta��es;
k) Atitudes preconceituosas;
m) Equipamentos que utilizem baterias ou sistemas eletro-eletr�nicos de grande porte;
O n�o cumprimento das regras descritas levar� � desclassifica��o imediata do grupo do Concurso Cosplay Livre.


6. Sobre as Categorias

6.1 - Ser�o considerados v�lidos cosplayers de personagens originados em qualquer tipo de m�dia desenhada ou animada, desde que o personagem seja de acesso p�blico. N�o ser� aceito composi��es pr�prias (incluindo fanzines).

6.2 � Ser�o aceitas apresenta��es tanto de grupos (m�ximo 6 pessoas), quanto indiividual.


7. Considera��es Importantes

7.1 Em caso de apresenta��o que fira as disposi��es criminais, como atentado ao pudor, aliciamento de menores ou que firam etnias ou religi�es, os concorrentes ou seus respons�veis legais responder�o criminalmente por seus atos.

7.2 Os Cosplayers devem se reunir 20 minutos antes do Concurso Livre nos bastidores do palco.

7.3 - O cosplayer que n�o estiver presente quando chegar sua vez ser� imediatamente desclassificado, n�o podendo realizar sua apresenta��o no final do concurso.


8. Considera��es Finais

8.1 � Eventuais acontecimentos que n�o tenham sido citados neste regulamento seja sobre apresenta��o, crit�rios de desempate, premia��es e/ou outros, caber� apenas a organiza��o do evento solucionar e decidir sobre o ocorrido, lembrando sempre que a Organiza��o � a autoridade m�xima.